Contagem regressiva - Segundo mês

Segundo mês - Isolamento obrigatório


O segundo mês da filhota já iniciou confuso. Se passamos o primeiro mês em um auto isolamento para nos conhecermos melhor como pais e conhecermos também nossa bebêzinha, o segundo mês foi marcado pelo isolamento obrigatório ocasionado pela pandemia. 

Uma semana após seu segundo mês de vida ter iniciado, o Kimmo passou a trabalhar de casa. Para nós essa mudança foi muito bem vinda. Eu contava com a presença e ajuda dele nos cuidados com a bebê (eu ainda não tinha retornado ao trabalho) e ele podia também curtir os primeiros meses da Cecilia. Ver cada desenvolvimento, acompanhar cada choro e cada descoberta. 

Desde o início fizemos tudo juntos com ela. Ambos aprendemos ao mesmo tempo do que ela gostava, quais as formas de fazê-la dormir, o que era mais fácil e o que era mais difícil. Já no mês anterior havíamos iniciado a prática de "Higiene Natural" e em seu segundo mês de vida, sentimos a consolidamos. Conseguíamos perceber os sinais de que um cocô estava por vir e então, facilmente tirávamos a fralda na certeza de que ela iria evacuar na pia. E sim, era assim mesmo! Ela aceitava essa transição tranquilamente (ainda aceita). Essa prática (de perceber os sinais de que ela queria fazer cocô e de posicioná-la de maneira mais confortável para auxiliá-la) ajudou a quase eliminar as cólicas de que ela sofria no início da vida. Também nos ajudou a economizar em fraldas sujas, especialmente pois no final de seu segundo mês de vida, passamos a usar fraldas de pano (ainda pretendo fazer um post somente sobre o assunto). 

Mamãe cansada. Bebê descansando 
Neste mês também acabamos dando a ela a chupeta pela primeira vez. Lembro de ter me julgado muito neste momento. Era algo que eu não queria fazer (no mundo ideal que eu vivia antes da maternidade) . Não queria correr riscos de nada de "confusão de bico", de que ela só conseguisse descansar com a chupeta na boca, etc. Aguardamos que ela já estivesse amamentando com confiança para então tentarmos a chupeta. As noites eram difíceis e ela chorava muito antes de pegar no sono (algo que só parou recentemente). Demorava uma eternidade para pegar no sono e quando isso finalmente acontecia, estávamos também esgotados. Sem nenhum momento para nós dois ou para relaxar um pouco. Ela não teve nenhuma confusão de bico. Mas disse a mim mesma que em dois meses veríamos sobre tirar a chupeta. Reavaliaríamos a necessidade dela.

Já não dormíamos mais no sofá e como ela já estava com quase 3kg, podíamos deixá-la dormir mais tempo antes de tentarmos acordá-la para mamar. Ela dormia bem. Dormia conosco na cama, num colchãozinho colocado entre a parede e eu. Ela ficava com fome de madrugada, mas não chorava. Começava a chupar o dedo ou a chupeta com voracidade e eu acordava. Sabia do que ela precisava. 

Continuamos nossas caminhadas solitárias na floresta. Cada dia mais um pouco de primavera, cada dia um pouco menos friozinho. Mostrando pra ela as folhinhas nascendo nas árvores. Uma época tão linda, tão delicada. E eu amo perceber cada mudança de estação. cada detalhe. Queria logo compartilhar com ela. Mas ela dormia, apenas escutava o som das nossas vozes contando uma história qualquer. 

Quando será que eu vou dormir escutando a voz dela também?

Links atualizados conforme possível 
Link - O primeiro mês 
Link - O terceiro mês
Link - O quarto mês
Link - O quinto mês 
Link - O sexto mês 
Link - O sétimo mês 

Dormindo no seio da mamãe






Comentários

  1. Muito lindo seu texto! Parabéns pela linda família!

    ResponderExcluir
  2. Ela é esperta! Com 2 meses e piquitica rs tá segurando firme a flor! E parece que está prestando atenção no que acontece em volta! É uma boneca!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra