Náusea e fraqueza na gravidez

Desde de antes de suspeitar que poderia estar grávida, eu já sentia um pouco de náusea (não sabia se era pensamento positivo de que tinha dado certo) e fraqueza. Na segunda semana, pouco antes da data em que esperava a menstruação, meu marido ficou ruim também, com náusea e fraqueza. Então logo associei isso a alguma gripe que poderia estar chegando.

Antes de ter tempo de melhorar dessa tal gripe, confirmamos a gravidez e logicamente continuei enjoada. E cada vez pior. Estávamos morando com os pais do meu marido, e não havíamos contado nada a eles sobre a gravidez. Eram minhas duas últimas semanas de aula na escola de finlandês e eu estava brigando para conseguir ir. Fiz as provas me sentindo super mal, e tentava comparecer e não deixar que percebessem nada. Claro, contei à minha professora e ela me deu bastante apoio, inclusive me dando um pouco de material para estudo e dizendo que eu poderia ficar em casa se desejasse.


O que me surpreendeu foi a fraqueza. Não apenas estava enjoada 24h por dia (sem conseguir vomitar), como me sentia tão fraca que ficar sentada com a cabeça ereta era difícil. E isso perdurou por muitos meses (ainda sinto mesmo com 8 meses, mas em menor grau).

Demorou para vomitar a primeira vez e eu estava esperando por isso, pois imaginava que após vomitar, me sentiria melhor por algum tempo. E eu estava 24h por dia nauseada e fraca. Quando comecei a correr pro banheiro... sim, melhorava um pouco, mas por poucos minutos. 

A nausea e vomitos duraram até os 5 meses de gravidez e a única coisa que me aliviava eram comidas com carboidratos... pizzas (sem muito molho ou recheio), pão, massas, arroz.

Café passou a ser algo que eu não conseguia nem cheirar. Kimmo estava proibido de fazer café em casa ou tomá-lo perto de mim. No início (até uns 3 ou 4 meses), doces também eram algo que eu não queria chegar perto. Mas o mais estranho foi que algumas vezes na semana eu sentia um cheiro horroroso próximo de mim. Inicialmente imaginei que fosse de alguma comida, ou perfume. O cheiro me perseguia durante o dia todo e no dia seguinte, misteriosamente sumia.

Até que percebi um padrão. O cheiro somente aparecia nos dias em que eu lavava o cabelo. Pedi ao Kimmo e aos amigos e familiares que cheirassem meu cabelo e meu couro cabeludo após o banho, pois era um cheiro horroroso... e tive receio de que todos pudessem sentí-lo. Não. Todo mundo respondia que eu estava bem perfumada do banho, que o cheiro do shampoo era ótimo. Por algum motivo, conseguia (ainda consigo com 8 meses de gravidez) sentir o cheiro de algum ingrediente dos shampoos ou condicionadores (em contato com meu próprio couro cabeludo!). E não importava qual marca. Cheguei a pedir pro Kimmo usar todos os meus shampoos, sabonetes, condicionadores. Nada... nele o cheiro continuava sendo maravilhoso.

O problema era eu comigo mesma! Que loucura!

Algo que eu passei a gostar foi leite puro e gelado. Leite puro nunca foi algo que eu desejasse tomar. Sem graça. Mas desde que engravidei... Qualquer coisa gelada (água, leite, uvas praticamente congeladas... ), nossa que alívio, que delícia!

Esse foi o início de todos os sintomas normais e também bizarros que vivi nesta época. Eu não imaginava o que estaria realmente por vir. 

Comentários

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra