Contagem regressiva - O terceiro mês

O terceiro mês - Aniversário da Mamãe e Nimiäiset


Após completar dois meses em 12 de abril, seguimos com a jornada do terceiro mês de vida. Já alerto que este post será mais sobre a mamãe (eu) do que sobre a bebê. O que eu vivi em seu terceiro mês conosco. 

Era o mês que imaginávamos receber a vovó Isabel, que estava louquinha para conhecer nossa bebê e aproveitaria para passar meu aniversário por aqui. Sua chegada estava prevista para 18 de abril, dois dias antes do meu aniversário. 

Inocentemente, no início de marco eu imaginava que até meados de abril as coisas em relação ao coronavirus teriam melhorado. Que o lockdown inicial realizado de março à começo de abril surtiria grande efeito e alguma medicação efetiva seria desenvolvida (ou adaptada de alguma outra doença) ou até que a doença perderia um pouco a força. O mês anterior, por ainda estarmos no início da maternidade não pensei muito em COVID-19. Acompanhei um pouco, mas foquei mais em estar com a Cecília. Já em seu terceiro mês de vida as coisas davam sinais de que não melhorariam logo. 

Festa via zoom!

Comecei a ficar nervosa. Voltei ao trabalho na HBN (home office) e apesar de ter bastante trabalho devido à situação (com au pairs e futuras au pairs), não haviam embarques e nem vistos emitidos. Era uma época permeada por incertezas, como imagino ter sido também para todos vocês. Comecei a sentir muita ansiedade. Olhava os dados do coronavirus a todo momento e pensava nas pessoas perdendo entes queridos ou sendo hospitalizadas sem saber se sairiam dessa. Sem poder se despedir. 

O voos foram cancelados e a visita da vovó Isabel não se concretizou. Meu aniversário chegou naquele isolamento que foi tão comum a todos os aniversários em 2020. Mas na época eu ainda achava que isso aconteceria talvez só para aniversariantes de março e abril. Que depois as coisas se aproximariam do normal... ou esse "novo normal" que tanto se falava. Ficamos somente nós três para celebrar meus 34 anos.  Teve celebração via zoom e "parabéns". Senti falta dos cartões de aniversário e dos abraços. Senti falta de planejar, de receber os amigos e tirar foto. Fiz um bolinho e coloquei uma vela em um pedaço dele para o parabéns online. 


Passamos, eu e Kimmo, a dividir tudo em relação à Cecília. Ela gostava muito de dormir nas pernas do Kimmo (que são longas) enquanto ele trabalhava. E assim eu cuidava da HBN e ocupava meus dias com au pairs e notícias de vistos, embarques e quarentenas. 

Nimiäiset

Dia 25 de abril foi o Nimiäiset. A festa da celebração do nome dela, que eu estava planejando desde seu nascimento. Desde o início ela já tinha nome, mas passamos dois meses e meio chamando-a de Mustikka (Mirtilo), o apelido que demos ao bebê quando estava na barriga. Pois não sabíamos o sexo do bebê. A decoração da festinha estava comprada e pronta já ha muito tempo. Tínhamos tudo certinho, menos a real possibilidade de fazer uma festinha. Novamente a festinha foi via zoom. Mas mesmo assim fiz questão de arrumar tudo, fazer bolo e encomendar brigadeiros Ilo gourmet com as letras do nome dela! E assim o mundo soube que ela se chamava Päivikki Cecília Alma. 

Na fisioterapeuta

Neste mês, Cecília também iniciou a fisioterapia. Havíamos percebido que ela tinha preferência por um lado para virar a cabeça. O outro ela praticamente não fazia o movimento direito, não relaxava também na posição. A neuvola já havia nos dado exercícios para fazer com ela para incentivar o funcionamento dos músculos, enquanto aguardávamos a data da fisioterapia. A neuvola também nos explicou que isso poderia ser da posição dela no útero. Chegando na consulta, ela já estava virando melhor o pescoço e estava menos rígida. Mas ela também nos informou que a coluna estava bastante rígida e foi nos passado mais exercícios para fazer em casa e marcadas mais consultas também. Acho que foram um mês e meio ou dois de visitas  semanais à fisioterapeuta até estar tudo bem. 

As consultas com a neuvola e as visitas à fisioterapeuta foram sempre de graça, oferecidas pelo sistema público de saúde finlandês. 

Abaixo algumas fotos do terceiro mês de vida da Cecília. E amanhã rumo ao quarto mês de lembranças. 

Links da série de posts da Contagem regressiva:

Comentários

  1. Olha fiquei toda boba com as fotinhas da Cecília!!!! Ela é muito linda, muito gracinha. Parece ser bem sapequinha. Ano passado nós tivemos que cancelar todos os nossos planos de aniversário de casamento e nossas férias tb rsrsrsrs. Ai doeu muito em mim que adoro viajar, mas regras são regras né? O mais importante é a nossa saúde. Um beijo na sua bebê e felicidades nessa nossa fase da sua vida. Espero que vovó Isabel possa visitá-los em breve. Grande abraço! www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Que bom que você gostou do nosso relato. Vovó Isabel veio para o décimo mês e curtiu um mês conosco :DDDD Foi também uma aventura!

      Excluir
  2. Como ela se desenvolveu bem! Três meses de fofurice! rs Tá rendondinha, né!?! Risonha! Ai...tudo isso acontecendo no mundo, né! Quem poderia imaginar. Mas sinta-se agraciada pela oportunidade de ter a sua bebezinha com vocês aí!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra