Sistema de saúde

Como prometido, tenho que apresentar para vocês algumas das minhas novas aventuras na Terra das Tulipas. E por que não as aventuras dentro de um consultorio médico?
Quando eu estava ainda no Brasil, muito escutei sobre o sistema médico daqui, e para ser bem honesta... muito mal! Desorganizacao, burocracia, falta de tato e muito caro! Acho que preciso comecar dizendo... não é bem assim. Aliás, é muito diferente e etudo que vi aqui, só serviu para me impressionar ainda mais!

realmente, como já haviam me garantido, o sistema médico daqui é em muito diferente do nosso. No Brasil, temos diversos médicos, um para cada problema e quando precisamos de um check up acabamos indo a todos eles.Aqui a história é um pouco diferente, temos um Huisarts. A família frequenta uma clinica , que possui cerca de dois médicos ( vc pode ser atendido por qualquer um dos dois), clinicos gerais. Toda vez que voce tem um problema de saúde, voce corre a este médico, ele vai te examinar, fazer os exames necessarios, e ou medicar ou te encaminhar a um especialista.

Parecido? Nada disso... vou entrar em detalhes! Há mais ou menos uma semana eu fui ao médico porque estava com uma infeccão urinária. Eu já estava me sentindo mal uns dias antes, mas tinha vergonha de falar com a família e pedir o nome e endereco do nosso médico. No Huisarts não se marca consulta, é possível, mas pelo que notei é preferivel chegar bem cedo e ser logo atendido. Fui na segunda-feira da semana passada, depois de levar todas minhas criancas para a escola. Ao contrário do Brasil, mesmo com gente há minha frente, não precisei esperar quase nada para ser atentida. Haviam dois medicos atendendo ( e podiamos ser atendidos por qualquer um).

Para mim a surpresa foi a seguinte: A médica logo me examinou, conversou comigo suas suspeitas :
" acho que vc esta com infeccao urinaria e voce precisa fazer um exame de urina"
Comecei a pensar , vou ter que correr numa outra clinica, outra fila, outro medico... e dias depois de volta pra ca com o exame , fila de novo para ver a mesma medica me falar o que ela ja sabe que é... Neste exato momento em que meus pensamentos voavam para este ciclo vicioso a que estamos acostumados, a doutora me estendeu o copinho de exame, me encaminhou ao banheiro, me instruiu que deveria depois entregar o potinho a secretaria e esperar um pouco.
Uns cinco minutos depois de ter entregado o potinho, ela me chama novamente com o resultado do exame. Perguntou-me qual farmácia eu gostaria que a minha receita fosse mandada... e eu ... " Hein???"

Simples, a médica manda(eletronicamente) nossa receita para a " nossa farmacia" ou aquela de nossa escolha e enquanto nos encaminhamos para lá, o remedio é preparado para nós e nao precisamos esperar nem um segundo para retirá-lo. E caso voce tenha algum plano, a conta vai direto para ele. E voce nao se preocupa com nada disso! Neste momento voce recebe sua receita impressa pela farmacia, datilografada, com todos os dados do remedio, a maneira de toma-lo e os dados de contato do seu medico e da farmacia. Sem espaco para interpretacoes erradas devido a letras corridas dos nossos medicos...

Quem disse que aqui é ruim??? Eu não vi nada de ruim, pode ser que não seja o sistema mais pessoal onde voce tem uma grande conexao com seu medico ( apesar que a familia os conhece bem, eu que sou nova aqui, que nao). Mas achei super eficiente, em menos de 40 minutos eu já tinha sido atendida, feito exame e comprado meu remedio!!!

O que voces acham ???
beijoooos

Comentários

  1. Nossa...
    realmente "super" igual aqui hein! asuhaushuhs
    q bom hein!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu achei perfeito, hehehehe
    quem me dera resolver tudo em 40 minutos?

    Eh Brasil viu! ¬¬
    hehehee

    bjo
    boa sorte
    e sara logo!!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante isso! Mas a verdade eh que esse povo de pais "rico" tem esse pessimo habito de reclamar de tudo...

    ResponderExcluir
  4. maravilha!
    Nossa, que sonhos... fui fazer um check-up hoje e minha médica me passou 10 EXAMES! Imagina... vou levar uns 10 anos! (Isso sem contar especialista como ginecologista, dentista, oftalmologista, alergista..)

    A saga vai ser grande!
    Valeu mesmo pela passada la no blog. Vou te seguir e tentar deixar sempre uma esmeralda por aqui! =D

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Well, deixa eu colocar uns adendos. :) Já que eu moro aqui há 10 anos. O sistema funciona sim, mas como tudo na vida tem suas inperfeições. Em muitos casos, os mais complicados, o médico só fica passando paracetamol. Quanto a consulta, depende de consultório pra consultório. O meu só me atende com consulta, o anterior tbm. Um dia na semana ele não se encontra pq dá plantão no consultório noturno do hospital, em caso de emergências. Ai posso fazer consulta com o outro médico, em caso de EMERGÊNCIA. Como foi o seu.
    O teste de urina eles fazem com um palitinho de papel, com contrastes. Isso não vai a laboratório nem diz qual é a causa da sua infecção. Só diz que há presença de uma bactéria. É só. Se a causa da sua infecção for outra, vc pode descobrir muito tarde. e ter problemas. Se dentro de um mês vc tiver de novo, exija que vc tenha que ir no especialista e que quer exames mais precisos. Minha colega de trabalho, passou um ano tomando antibioticos pra infecção urinária, tinha umas 3 vezes por mês e o médico nada de mandar pra um especialista. Quando ela disse chega, ela pediu a nota pra ir ao hospital e lá foi constatado que ela tinha câncer na bexiga. Médico aqui manda paciente com muita dificuldade para o hospital, pq é caro e eles são instruídos pelo governo e planos de saúde a evitarem e tentar resolver o caso eles mesmos.
    Se vc precisa ir a um especialista são poucos que te tratam como gente, eles tratam com uma distância horrivel. A primeira e última vez que fui a um ginecologista aqui ele olhou pra mim e mandou tirar a roupa. Depois perguntou pq eu queria ir a ele, quando o normal era o huisarts fazer os exames. Grosso, gelado e muito mal-educado. Não se engane com uma única vez, espero q vc não precise outras vezes mais.
    Ao contrário do que muita gente pensa, aqui morre-se esperando tratamento médico...e não é pouco.
    Abraços Drica

    ResponderExcluir
  6. Realmente, esse sitema de saúde daí é mto eficiente. Quem sabe, um dia, seja copiado aqui, né? E qto à sua semana off, somente c/ o Morris em casa, imagino q tenha sido gostosa. Bjus, Mamãe

    ResponderExcluir
  7. achei ótimo!
    o brasil merecia um desse.. com tanto profissional por aí, n implementam um sistema eficiente..

    enfimm
    bjss

    ResponderExcluir
  8. ahhhhhhhh massa.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    sim pois e que a gente comece de baixo.ahuhauahu eu quero ficar aqui,.,tb mas penso eu nao sei como.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.bjsssssss

    ResponderExcluir
  9. Nadja, por aqui tb é assim.

    Fácil, prático se resolve as coisas num minuto.

    Outra coisa que acho fantástica aqui mas no comeco fiquei temerosa até passar pela coisa.

    O ginecologista que acompanha o meu pré natal, nao é o mesmo que fará meu parto. No comeco fiquei assustada e com medo.
    Mas depois que tive o primeiro filho achei fascinante. A gente recebe o passaporte de mae e ali eles anotam todas as coisas importantes para a hora do parto. Simples e prático. Qdo vc sente as dores para o nascimento, vc pega esse passaporte e vai para qqr hospital e nos hospitais sempre tem uma equipe para fazer partos. Com tudo anotado ali, eles abrem, olham se tem alguma coisa diferente como: diabetes, pressao alta, essas coisas de risco e qqr médico é apto para fazer o parto. Qdo eu penso que no Brasil, a gente espera horas e horas para ser atendida e depois o médico tem que sair correndo para fazer algum parto deixando todo mundo esperando...o acúmulo de tarefas que um ginecologista tem que carregar diariamente, é muita loucura.

    Acho que essas coisas poderiam ser diferentes no Brasil.

    Um beijao menina

    ResponderExcluir
  10. Na Itália só precisei ir ao médico uma vez. Na verdade foi no pronto socorro porque tinha torcido o joelho jogando bola. Demorou para que eu fosse atendido porque tinha muita gente e meu caso não era nada grave, achei normal.

    Sei lá, no fundo achei o sistema deles bem parecido com o brasileiro. Acho que o maior problema aqui é a burocracia mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Amei, e na boa, pior que o daqui, não sei se existe :)
    Sofro com medicos e nem gosto de ir, e toda essa burocracia dos exames me enche mesmo o saco hehe

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra