Aventuras no Metrô


Para quem acompanha o blog,  deve se lembrar de um relato meu de minha alegria ao andar num ônibus lotado, quente e abafado, mas sozinha sem precisar de ninguém. (Se você não leu, clica aqui ó). Então, eu não poderia deixar de relatar minhas novas experiências pelo metrô de São Paulo.

Eu já morei em São Paulo anos atrás. Dos meus 17 para 18 anos, quando estava na época do cursinho ( no Anglo Tamandaré). Era 2004, e eu também acordava cedo, pouco depois das 5:30hs da manhã e saía de casa pouco depois das 6hs para pegar metrô na estação Saúde e desembarcar na estação São Joaquim. Era um caminho curto e algumas vezes lotado, especialmente na volta. Na ida era simples.

Nos dias de hoje parece que mais e mais pessoas frequentam o metrô. E em todos os horários! Todos os horários mesmo! Chego ao metrô Santos-Imigrantes pouco depois das 7hs.  Durante as primeiras três semanas de trabalho, meu cartão de transporte não estava pronto, então toda manhã eu comprava duas passagens de metrô. Essa parte é a melhor, a menos sofrida. Apenas uma vez peguei fila... e ainda era uma fila minúscula de umas três pessoas apenas. Ainda subo para a plataforma quase todos os dias ao som de um senhor tocando piano. É uma daquelas estações em que se vê um piano em um canto com um cartaz convidando qualquer um a tocá-lo. E quase sempre realmente, há alguém tocando.

E então chega o metrô, e as sardinhas se empurram para dentro, se segurando como podem, fazendo pressão em quem já estava por lá e sendo espremidas pelos que vem atrás. É tanta gente... tanta gente... que eu realmente fico pensando como isto é possível... será que todo mundo que está aqui comigo curte isso? Morar aqui? Num lugar assim tão urbano, tão lotado, tão... caótico? O tempo todo?

Eu não sei se é para mim... mas cada vez mais quero morar próxima a meu emprego, para ter mais tempo hábil de viver fora dele. Mas por enquanto não dá. Eu gosto de natureza, parques e tudo relacionado ao ambiente ao ar livre... então São Paulo as vezes me assusta... :/
 

Comentários

  1. Pô Nadz, cê fala isso pq não é frequentadora DA LINHA VERMELHA! HAHAHAHAHAHAHAHA
    eu tenho uma "segunda casa" em SP, que fica bem próxima ao fim da linha vermelha, sentido Corinthians Itaquera...
    e geralmente me desloco entre lá e a República, que agora por causa da nova linha amarela vive cheia o tempo TODO, você pode ir as 2h da tarde, que antigamente era tranquilíssimo por ser fora da hora do rush, que hoje em dia tem gente CORRENDO pra lá e pra cá!
    e te entendo completamente! o pessoal aqui do interior vivia baseado no "pq você não muda pra SP de vez? lá é maravilhoso!" pq, obviamente só conhecem o lado "cool" de SP... mas pra mim não dá! aquela correria o tempo todo, pessoas te empurrando, sempre com pressa, trens lotados em todas as horas, o ar pesado, a falta de árvores, os "odores" da cidade... ARGH. não sei se aguentaria trabalhar muito tempo em SP não...

    ResponderExcluir
  2. Na verdade todo Paulistano quer isso. Porque está cada vez mais inviável passar horas no trânsito - mais parado do que andando - e amarrotados como sardinha no metrô. O problema é o velho conhecido: o mal planejamento de uma metrópole como São Paulo. Vai pra Corinthians-Itaquera pra ver que delícia fazer baudiação, assim como na Luz e todas as outras. Pior só quando aquela maldita linha quebra, acho que a Safira, ou diamante, ou ambas e todo mundo sai e vai a pé até a pr[oxima estação pra sair e pegar um ônibus. Eu amo São Paulo mas, transitar é cada vez mais difícil e estressante.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo,não tem hora mais. Não importa a hora, dia da semana...o metrô está sempre lotado. Quando eu enfrentava isso, tinha dias que dava vontade de chorar. O pior que é geral né...metrô, ônibus, trânsito...não tem por onde correr. Boa semana e espero q logo vc vire isso...apesar dos pesares SP é tudo de bom! bjs

    ResponderExcluir
  4. como disseram aí em cima, vc ainda não pegou a LINHA VERMELHA pra saber o que é metrô lotado. Te garanto que ninguém curte pegar metrô lotado todo santo dia. Eu moro em São Paulo mas mês que vem to indo pro interior, e não vejo a hora. São Paulo tá cada dia mais inabitável!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra