Guerra não é piada!

Após toda essa bagunça de Copa do Mundo, como não falar dela aqui no blog? Como não expor um
pouquinho do que venho sentindo desde que ela acabou? Ou melhor... desde que fomos eliminados pela Alemanha.

Fiquei triste? Claro! Fiquei decepcionada? Também. Fiquei com vergonha e brava? Não! Aliás, fiz vários comentários apoiando os jogadores em si, pois sei como é difícil uma derrota na nossa jornada. Como é difícil encontrar uma pedra (ou sete!) no caminho. Não é porque são famosos, milionários ou o que for que são menos humanos. Que não sentem tristeza ao fazer um trabalho que não lhes deu o resultado esperado, que não desejam e sonham e trazer alegria ao povo de alguma forma.

E o povo brasileiro reagiu de diversas formas após a derrota. Alguns publicando "vergonha de ser brasileiro", muitos com piadas, de todo tipo de conotação. Eu ri bastante de muitas, mas algumas delas me chamaram a atenção... e é sobre estas últimas que posto aqui.

Passeando pelo facebook, no dia da eliminação na semi-final, comecei a ver amigas minhas (pessoas estudadas - na teoria- que tem vivência internacional, etc) postarem: "Melhor perder a Copa que duas guerras!"

HEIN? Sério... HEIN??? Guerra não é piada! Não é jogo! Qualquer guerra é uma grande perda para todos os envolvidos, para o Mundo inteiro. Especialmente duas guerras de proporções tão grandes. Que envolveram tantas nações, que mataram tanta gente. Em todos neu comentei e expus minha indignação.

Fiquei pensando em como o brasileiro não se relaciona com as coisas que aprende, como tudo lhe parece distante, irreal até. Como parece que vivemos numa bolha, onde piada de guerra é aceitável e faz sucesso. Onde postar uma foto de Hitler "jogando video game" com os dizeres "Marquei mais um gol!" é considerado engraçado. Não é engraçado! É um passado triste na história da Alemanha e do mundo inteiro, foi uma guerra desejada por praticamente todas as nações... e isso nunca deveria ser motivo de piada, de risada.

O pior de tudo é conhecer as pessoas, saber que daqui a uns dias as pessoas vão postar que o problema do Brasil é não ter educação, cultura, respeito ao próximo, etc... Hum... que tal começarmos pela gente e mostrar o tal respeito que estamos pedindo???

Pronto! Demorou, mas falei! É isso! Lembra do "Tem que começar pela gente" ? Então, está mais do que na hora de começarmos!

Comentários

  1. Você está super certa!!! Não poderia me identificar mais.

    Beijos,

    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Acho que estou começando a fazer mais por mim mesmo. Antes, eu ficava mais calada, sabe? Hoje em dia sinto que tenho que tentar alguma coisinha, mesmo que atinga pouquinha gente ;)

      Excluir
  2. Amei o que vc escreveu ! Vc realmente sabe traduzir em palavras o que muita gente sente no coração. Acho que os jogadores deram, sim, o melhor de si, mas esse era o que eles tinham de melhor. Não se pode pedir a alguém para dar mais do que ele pode.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nadja!
    Estou completamente de acordo com seus pensamentos, principalmente porque você tem o que muitos já deixaram de ter neste mundo, que é a Compaixão.
    Sim, eu vi também muitas pessoas não aceitando sequer a vitória da seleção alemã, associando o passado triste da história daquele país e que eles veem tentando modificar, não esquecer, mas fazer o melhor para que não volte a acontecer mais guerras e tragédias. Realmente, muitas pessoas têm a mente curta e conhecem pouco das culturas diversas. Gostei da sua reflexão por aqui e convido-a a conhecer uma pessoa que foi injustiçada demais no Brasil, só que numa copa do mundo que a gente ainda nem tinha nascido. Vai lá conhecer, ok.
    um beijinho carioca

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Nadja! Não foi só uma piada de mau gosto mas uma tremenda falta de respeito. E não podemos deixar de lembrar que mesmo tendo perdido 2 guerras a Alemanha é hoje a maior potência mundial... temos mto a aprender com eles...até a jogar futebol. Beijocas, tia Lalinha

    ResponderExcluir
  5. Muito bom expressar nossas ideias.
    Nadja, vc tem veia de escritora.
    Olha um talento desabrochando
    Teremos uma futura escritora/colunista?
    Que o melhor venha pra vc.

    ResponderExcluir
  6. Parabens....muito bom
    Vc poderia tbm ser jornalista.

    Bjs
    Domingo

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    Tanta coisa trie aconteceu na Copa... vc mencionou algo disso...
    Precisamos nos reformular e ter prioridades... valores...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra