Guerra não é piada!

pouquinho do que venho sentindo desde que ela acabou? Ou melhor... desde que fomos eliminados pela Alemanha.
Fiquei triste? Claro! Fiquei decepcionada? Também. Fiquei com vergonha e brava? Não! Aliás, fiz vários comentários apoiando os jogadores em si, pois sei como é difícil uma derrota na nossa jornada. Como é difícil encontrar uma pedra (ou sete!) no caminho. Não é porque são famosos, milionários ou o que for que são menos humanos. Que não sentem tristeza ao fazer um trabalho que não lhes deu o resultado esperado, que não desejam e sonham e trazer alegria ao povo de alguma forma.
E o povo brasileiro reagiu de diversas formas após a derrota. Alguns publicando "vergonha de ser brasileiro", muitos com piadas, de todo tipo de conotação. Eu ri bastante de muitas, mas algumas delas me chamaram a atenção... e é sobre estas últimas que posto aqui.
Passeando pelo facebook, no dia da eliminação na semi-final, comecei a ver amigas minhas (pessoas estudadas - na teoria- que tem vivência internacional, etc) postarem: "Melhor perder a Copa que duas guerras!"
HEIN? Sério... HEIN??? Guerra não é piada! Não é jogo! Qualquer guerra é uma grande perda para todos os envolvidos, para o Mundo inteiro. Especialmente duas guerras de proporções tão grandes. Que envolveram tantas nações, que mataram tanta gente. Em todos neu comentei e expus minha indignação.
Fiquei pensando em como o brasileiro não se relaciona com as coisas que aprende, como tudo lhe parece distante, irreal até. Como parece que vivemos numa bolha, onde piada de guerra é aceitável e faz sucesso. Onde postar uma foto de Hitler "jogando video game" com os dizeres "Marquei mais um gol!" é considerado engraçado. Não é engraçado! É um passado triste na história da Alemanha e do mundo inteiro, foi uma guerra desejada por praticamente todas as nações... e isso nunca deveria ser motivo de piada, de risada.
O pior de tudo é conhecer as pessoas, saber que daqui a uns dias as pessoas vão postar que o problema do Brasil é não ter educação, cultura, respeito ao próximo, etc... Hum... que tal começarmos pela gente e mostrar o tal respeito que estamos pedindo???
Pronto! Demorou, mas falei! É isso! Lembra do "Tem que começar pela gente" ? Então, está mais do que na hora de começarmos!
Você está super certa!!! Não poderia me identificar mais.
ResponderExcluirBeijos,
Flavia
Né? Acho que estou começando a fazer mais por mim mesmo. Antes, eu ficava mais calada, sabe? Hoje em dia sinto que tenho que tentar alguma coisinha, mesmo que atinga pouquinha gente ;)
ExcluirAmei o que vc escreveu ! Vc realmente sabe traduzir em palavras o que muita gente sente no coração. Acho que os jogadores deram, sim, o melhor de si, mas esse era o que eles tinham de melhor. Não se pode pedir a alguém para dar mais do que ele pode.
ResponderExcluirObrigada, mamessinas. ;)
ExcluirOlá, Nadja!
ResponderExcluirEstou completamente de acordo com seus pensamentos, principalmente porque você tem o que muitos já deixaram de ter neste mundo, que é a Compaixão.
Sim, eu vi também muitas pessoas não aceitando sequer a vitória da seleção alemã, associando o passado triste da história daquele país e que eles veem tentando modificar, não esquecer, mas fazer o melhor para que não volte a acontecer mais guerras e tragédias. Realmente, muitas pessoas têm a mente curta e conhecem pouco das culturas diversas. Gostei da sua reflexão por aqui e convido-a a conhecer uma pessoa que foi injustiçada demais no Brasil, só que numa copa do mundo que a gente ainda nem tinha nascido. Vai lá conhecer, ok.
um beijinho carioca
Adorei, Nadja! Não foi só uma piada de mau gosto mas uma tremenda falta de respeito. E não podemos deixar de lembrar que mesmo tendo perdido 2 guerras a Alemanha é hoje a maior potência mundial... temos mto a aprender com eles...até a jogar futebol. Beijocas, tia Lalinha
ResponderExcluirMuito bom expressar nossas ideias.
ResponderExcluirNadja, vc tem veia de escritora.
Olha um talento desabrochando
Teremos uma futura escritora/colunista?
Que o melhor venha pra vc.
Parabens....muito bom
ResponderExcluirVc poderia tbm ser jornalista.
Bjs
Domingo
Olá, querida
ResponderExcluirTanta coisa trie aconteceu na Copa... vc mencionou algo disso...
Precisamos nos reformular e ter prioridades... valores...
Bjm fraterno de paz e bem