Pronta para voar!


Como começar este post que estava há tanto tempo querendo ser escrito, mas que nunca se materializava? Como começar a falar desta experiência incrível e que ainda mal começou de verdade? Como escrever o que estou sentindo agora? E todos os passos que me levaram até aqui?

Não sei ainda... mas vou dar um jeito. Eu vou voar. Em breve. E o caminho para ganhar minhas asas não foi fácil e nem simples. Desde jovem eu sabia que meu lugar era o mundo e que eu queria conhecer todo meu país. Queria viajar, conhecer culturas e levar sorrisos a todos que encontrasse. Gostava de atender pessoas, fazê-las se sentir bem e ser lembrada pelo bom serviço. Então veio o vestibular e essas características me diziam que eu deveria ser diplomata (entre mil outras coisas que eu me interessava em ser). Fiz Relações Internacionais. Achava que esse era meu caminho. Apesar de ter aproveitado bastante o curso, nunca havia pensado realmente sobre ele e que caminho gostaria de seguir após formada. Sonhava em ser diplomata, mas inúmeras coisas na profissão não eram exatamente o que eu procurava. 

Fui para a Holanda e ao retornar estava convencida de que tinha que entrar numa grande empresa e ganhar dinheiro. Então, fiz pós graduação em Administração de Empresas. Quando conclui o curso, já não estava mais empregada e vivia de uma de minhas grandes paixões. Intercâmbio. Me tornei agente de Au pair na Holanda. Lidava com pessoas o tempo todo ( mesmo que remotamente, pelo computador) e ficava em contato com minha Holanda querida, auxiliando au pairs em seu ano laranja. Isso resumiu meus últimos anos profissionais. Uma rotina flexível e uma pouco confusa, mas bastante confortável e de que gostava muito. Mas ainda não era o suficiente, especialmente financeiramente. Sou dinâmica e quero crescer, conhecer, contribuir.

Mas não me achava. Amo tudo e quero abraçar o mundo com as pernas. Sou extremamente curiosa e por isso, cada nova coisa que conheço, já quero conhecer, estudar, pesquisar. Quem sabe não é meu caminho?

Em 2014, estava assistindo a um epísódio de Air Crash Investigation do NatGeo (Desastres aéreos em português) e falava sobre acidentes em que a ação da tripulação foi a diferença entre a vida e a morte. Que a decisão, procecimentos, firmeza e liderança da tripulação possibilitou com que todos (ou o maior número) de passageiros saísse com vida. Meu coração começou a bater acelerado, meu corpo todo focou em todas as informações. Ser comissário passou, pela primeira vez, a ser mais que delicadeza, elegância e servir. Era agora uma responsabilidade de segurança, era algo que mesmo sabendo... eu nunca tinha parado pra pensar. Meses mais tarde, estava iniciando o curso de comissária de voo na EACON, em São Paulo.

Foram muitos meses de sábados inteiros dedicados ao curso. Muito estudo e uma certeza de que este era o melhor caminho para mim. Tudo ainda é muito novo e não sei como será, claro... mas tudo indicava que meu perfil era esse. E que após tanto perambular por sonhos, vontades, estudos e confusão... eu tinha achado algo em que poderia ser boa. 

Fiz a ANAC dia 5 de janeiro de 2016 já sem esperanças de ser contratada. Quase para fazer 30 anos, em época de crise em que todas as empresas aéreas brasileiras estão retraindo. A perpesctiva não era boa. Acompanhava muitos anúncios online de vagas, a maioria era notícia falsa. O que desanima muito quem está a procura de uma boa oportunidade. Mas incrivelmente ela veio... em junho consegui me inscrever no processo de seleção da Avianca. E o mais inacreditável (ou não!) passar!!! 

Sim, eu passei. Eu fiz todas as etapas e dei o meu melhor e agora sou comissária de voo. E logo mais vocês acompanharão as etapas seguintes desta jornada! 

Estou só começando, mas já tenho muita coisa interessante para contar. E principalmente, para inspirar quem também está procurando seu caminho e tentando ingressar nesta profissão! 

Comentários

  1. Você merece tanto! Vai conhecer um pouco mais do Brasil e ja já vai estar por aqui! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida :)))) fico muito feliz que você tenha passado por aqui para ler sobre a minha aventura :)))

      Excluir
  2. Parabéns, Nadja, pela caminhada e pela conquista! Adorei seu texto! Espero contar com novos textos em breve. Boas viagens!

    ResponderExcluir
  3. Sempre confiei e sabia que se sairia bem.... parabéns por mais esta conquista sei que mesmo com a correria vai dar tudo certo e terá sucesso sempre bJS felipe zeinum

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Gosto do seu entusiasmo. Sucesso. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Nadja! Por não ter desistido, por sua dedicação e por ter encontrado seu caminho. Não existe felicidade maior do que viver daquilo que amamos. Amei seu post, que venham muitos!

    Lalia tia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada tia querida! Fiquei muito feliz que você dedicou um pouco do seu tempo para ler e me escrever aqui também.

      Excluir
  6. Nai!! Estou tão feliz que, mesmo dando um trabalhão danado, tudo deu certo!! Espero que consiga alcançar todos os seus sonhos nesta profissão!! 😄🙏🏼🌟🌟🌟

    E precisando, vc sabe: é só chamar!

    Bjus!
    Lyu

    ResponderExcluir
  7. Te aminos folhotinas- todo sucesso do mundo pra vc
    Papassinos

    ResponderExcluir
  8. Oi Nad, parabéns!! Espero que você continue crescendo profissionalmente. Saiba que você e as outras meninas me inspiram muito!! Todas com histórias lindas de superação, força de vontade e determinação. Foco e vontade de fazer o sonho se tornar realidade! É apenas o começo de muitas viagens...e muitas histórias. Muito grata por ter conhecido vocês! Abriram a minha mente pra algo que eu não tinha muito conhecimento. Hoje sei que preciso persistir no meu sonho! Continue compartilhando suas novas experiências. E sucesso!! =)

    ResponderExcluir
  9. Oi Ná, amei seu Post! Esse mérito é todo seu. Seu potencial e foco atrai o que você desejar! Um beijo com muito carinho <3

    ResponderExcluir
  10. Oi Nadja, mto feliz em vê-la na sua nova profissão. Sei da sua plena determinação e certa do seu crescimento profissional ! Voe cada vez mais alto... Vibrando spre por vc. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nadja que linda você! Indo atrás e realizando seus sonhos! Parabéns por mais essa vitória e venha aqui contar tudinhooooo dessa nova etapa da vida! Felicidades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra