Mökki - o chalé


Para celebrar um mês morando na Finlândia, nada como um fim de semana bem tradicional! Para me dar um pouco mais do gostinho do que é fazer parte desta nova cultura. Já há um tempo minha amiga Tarsila me falava do Mökki. Uma espécie de chalé que algumas famílias finlandesas tem no interior e que gostam de passar os fins de semana e feriados. A própria definição de mökki (cottage/chalé) é uma casinha modesta, normalmente no interior em uma área rural ou semi-rural onde a família/amigos se retiram para passar um tempo tranquilo e próximo da natureza.

O mökki!
O chalé deles fica afastado da cidade ( cidade de Vesilahti) e é cercado por floresta. Descendo a encosta há um lago onde é possível nadar (só precisa de coragem!) ou passear de canoa. Tudo muito bonitinho e bem pensado. Tudo para tornar os dias mais agradáveis e também fáceis por lá. 
Chegamos pouco depois do horário do almoço no sábado. E um pouco antes do jogo da Inglaterra e da Suécia pela Copa do Mundo. 


O chalé é todo de madeira e bem quentinho dentro. Há um lareira que eles usam no inverno e no andar debaixo havia uma sala, uma cozinha e um espaço para uma cama quase escondidinha. Achei tudo um charme. Cada detalhe parecia ter sido pensado para um conforto modesto e tranquilo. Para que quem quer que esteja no chalé possa desfrutar de uns dias sem muitas preocupações. 

Tivemos muita sorte em relação ao clima. Estava um sol maravilhoso e a temperatura agradável. Logo que cheguei já lembrei da minha época de escoteira e de como era me sentir parte da natureza. Pouco abaixo do chalé principal havia uma casinha com uma salinha e uma sauna. E foi ali que na noitinha de sábado cortamos lenha para colocar no fogo da sauna e eu me aventurei com a machadinha como não fazia a anos (no grupo escoteiro). 



Uma das primeiras atividades que fizemos foi jogar um jogo finlandês bem diferente e interessante. Mölkky é uma atividade ao ar livre em que um grupo de pessoas (neste caso nós quatro) se revezam arremessando um cabo grosso e curto de madeira sobre 12 pinos enumerados de 1 a 12.  

Ficamos a uma certa distância dos tacos com os números e devemos arremessar o taco excedente sobre eles. Se apenas um número for derrubado completamente, você obtém os pontos indicados no taco caído. Se eu derrubasse apenas o número 4 por exemplo, acumularia 4 pontos. Se derrubassem mais de 1 taco, meus pontos seriam o número de tacos derrubados. Se eu derrubasse dois tacos, ganharia 2 pontos, mesmo que os tacos fossem o 10 e o 12. 

Caso não acertemos nenhum taco por três jogadas consecutivas, estamos fora do jogo. (E isso aconteceu comigo!) O vencedor é quem chega a 50 pontos primeiro. Mas tem um detalhe! Se passar de 50 pontos, a pessoa retorna a 25 pontos e tem que continuar tentando chegar a 50. 
Os pinos de Mölkky antes de termos colocado na ordem certa! Sim, existe uma ordem certa!
Após alguns arremessos
Sempre que os tacos são derrubados, devemos colocá-los de pé no local onde pararam. E isso significa que conforme o jogo segue, eles vão se afastando e afastando e fica mais difícil acertá-los. As vezes que jogamos, os vencedores foram o Kimmo e a Tarsila. E eu não passeio de 30 e poucos pontos (em uma das vezes nem cheguei a 10 e perdi tendo errado três vezes seguidas.)

O churrasco. Ao final do jogo da Inglaterra contra a Suécia ( e aproveitando a alegria do Daniel que a Inglaterra ganhou) fomos fazer o churrasco finlandês. Carne na grelha, milho também (gostoso, diferente, meio adocicado). Fizemos uma salada com diversos molhos e estava tudo uma delícia. Usamos pratinhos de papel para näo precisarmos lavar mais louça e eles ainda serviram para ir pra fogueira depois.


A casinha da sauna
No sábado a noitinha, após termos feito um churrasco (estilo finlandês), fomos curtir a sauna. Cortei lenha com a Tarsila e ela me ensinou a preparar a casinha. Eu fico sempre me sentindo uma sombra. Vergonha de ir aqui ou ali ou fazer algo que não devo. E acho que esta tem sido minha maior reflexão desde que cheguei. Meu maior esforço.

Os benefícios da sauna são muitos e desde que cheguei, toda semana temos um "dia de sauna", que normalmente acontece nas segundas-feiras aqui em casa. Aqui, as pessoas costumam ir pra sauna sem roupa. Peladonas mesmo. Mas ninguém vê nisso muito problema. Mas claro que não fizemos isso e coloquei meu maiô recém comprado no Brasil (em um de meus últimos voos como comissária para o nordeste) e fui feliz ( e ainda com shorts por cima). É, ainda tenho muito o que aprender. Mas vamos que vamos. 

Levamos nossas bebidas (que não sei como continuaram tão geladinhas e gostosas o tempo todo) e bora pra sauna. Era uma mistura de português (eu e ela), inglês (todos nós) e finlandês (os homens) que ficava até engraçado. 

Nossa lenha em ação!
A sauna ajuda a limpar a pele, aumentar a circulação, abrir as vias aéreas e nasais, aliviar dores musculares, fortalecer o sistema imunológico, melhorar os movimentos articulares e relaxar em épocas de estresse e tensão. Então não é nenhum mistério porque a cultura da sauna é tão importante aqui. Já era final do dia quando fomos e estava começando um friozinho. Nada terrível, mas o sol já tinha ido embora (apesar de claridade continuar) e estava ventando. Fui toda encasacada para a sauna e lá ficamos por um tempo, entrando e saindo para tomar água ou respirar um ar fresco. E a cada vez que saía sentia o frio da mudança de início e ele logo ía embora. Todo meu frio ía embora e eu podia sentir aquele vento gostoso no corpo sem nenhum problema. 

Também acho que entendo porque eles preferem ir pelados pra sauna... ao sair da sauna e sentir como meu corpo havia se adaptado ao frio, o short que eu estava usando passou a me congelar! Era só eu me mexer que sentia o gelo que ele estava pelo contato com o ar de fora!!! 

De dentro da "oca" da fogueira

O deck

A gente!


Outra atividade que fizemos durante o dia foi colher frutinhas (mirtilos e morangos). E quantos tinham por toda a área. São pequenininhos e deliciosos e crescem em todos os lugares. São mirtilos e morangos selvagens, então são pequenininhos e achei até mais doces que os que estava acostumada. 


Pouco antes de irmos dormir, retornamos à cabaninha em frente ao lago e acendemos uma fogueira onde tostamos salsichas e pães. Me senti escoteira novamente, sentada em volta da fogueira, assando salsicha e olhando a natureza a nosso redor. A Finlândia em si já me parece um refúgio do estresse e da correria e o Mökki é ainda mais um local de relaxamento, tranquilidade em família e até mesmo reflexão. Ao menos para mim. 



Comentários

  1. Vc deveria escrever mais vezes . Como é gostoso ler seus textos. E não falo isso pq sou sua mãe, mas os amigos me procuram para a elogiar . Até a Ana Célia fez questão de ligar de Salvador para a elogiar. A gente se sente na Finlândia com vc, aprendendo um pouquinho de cada coisa. ...menos da língua. Kkkkkkk. ...

    ResponderExcluir
  2. Que sonho! ♥

    (Sim, estou com delay para ler as suas publicações, já te expliquei hahahahha... mas adoro!)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra