Sobre aprender um novo idioma!


Cheguei em junho deste ano e estava empolgadíssima para iniciar aulas de finlandês. Sempre adorei estudar idiomas. Desde adolescente. Claro que não tinha nenhuma paciência para estudar... na teoria achava lindo. Livros novos, canetas, caderno, tudo organizado e bonitinho. Na prática assim que a aula (qualquer uma que fosse) começasse, eu já estava criando minhas próprias histórias e textos. Totalmente alheia ao que estivesse acontecendo ao meu redor. Quer dizer, quase totalmente. Conseguia aprender as matérias na escola e tinha muita facilidade. O mesmo valia para idiomas.

Não tive dificuldades em aprender inglês. Mas depois de aprender inglês... e este idioma ser tão bem aceito em tudo que era lugar ao qual eu ía... as coisas complicaram. Morei na Holanda, em dois meses já estava arranhando frases e me comunicando em holandês. Levava meu pequeno Morris à creche e enquanto aguardava o horário de saída (durante alguns meses o local era em outra cidade e não dava para voltar para casa enquanto isso), eu ficava em um cafézinho estudando holandês. Tomava um cappucino acompanhado de um muffin e ficava lá umas duas horinhas, duas vezes na semana. Isso durou pouco tempo, mas me ajudou muito a desenvolver o idioma. Eu havia comprado um livro para estudar por conta própria e nesse pouco tempo eu tive a disciplina necessária para ficar essas 4 horinhas por semana estudando sem muitas distrações. É, não existia smartphone na época.

Tentava muito praticar com minha host family, com as pessoas na rua e como na Holanda a população em geral fala inglês fluentemente... ninguém nunca me respondia em holandês. Era só inglês. Eu tentava (claro, no maior esforço) e a pessoa com pena de mim, falava em inglês. Eu continuava tentando, respondia em holandês (esperando que percebessem que eu queria praticar) e nada. Só resposta em inglês. E assim foi o ano todo.

Eu também sempre fui tímida. Um timidez gigante para tentar falar o idioma que estivesse aprendendo. Fosse qual fosse. E quando era criança (e também em um grupo próximo de amigos na faculdade) era muito comum os coleguinhas ficarem zuando uns aos outros. Era por falar certinho demais, era por falar errado. Era por não saber as respostas, era por ser muito esperto. Era o meu terror. Mas consegui aprender inglês. Mas não consegui aprender francês ou alemão.

E recentemente notei um certo padrão em mim mesma. Consegui aprender inglês pois por sorte estudava no período vespertino na escola ( enquanto a maioria dos adolescentes estudavam de manhã) e ía para o inglês à noite. Era uma escola familiar e pequena em Santos, e meus colegas eram todos adultos (eu estava com quase 14 anos). Todos estavam lá porque realmente queriam aprender (e não porque seu pai ou mãe haviam mandado!) e aquilo me ajudou a me soltar. Eles não me julgavam e eu me sentia bem, livre.

Já tentei aprender diversos idiomas. Sem sucesso. Assim... praticamente tenho uma noção de tudo. Sejam algumas palavrinhas, sons, frases. Mas escolhia fazer aulas com amigos da escola, faculdade, e algumas pessoas que só queriam saber de farra. Pronto. A timidez voltou com força. Não conseguia criar coragem para falar na sala de aula e comecei a não querer ir para as aulas. E não era mais crianças. Era adulta... mas só pensar nos meus colegas de classe, os mesmos colegas da faculdade, lá ao meu lado (julgando se eu era burra, devagar, etc) eu entrava em pânico. Era no francês, no japonês, no alemão, no que fosse. Eu tinha receio de tentar. Muitas vezes sabia a resposta certa para uma pergunta e fingia que não sabia ( sérios problemas!). Conclusão. Não consegui avançar em nenhum dos idiomas.

Na Holanda vivi um misto das duas situacões. Avancei muito pois era au pair e falava basicamente com as crianças. Elas eram compreensivas e me ajudavam muito. E não ligavam para meus erros. Nos primeiros dois meses, com a rotina do cafézinho e minha inesperada disciplina (cadê ela, que não volta?) eu avancei rápido e praticava com as crianças. E aquilo me encorajou a tentar falar com adultos também. Hoje esqueci praticamente tudo (deveria ter continuado aprendendo e praticando), mas consigo me virar e manter uma conversa básica. Cometendo erros e sem ligar para eles.

E agora meu novo desafio é o finlandês. E de novo a timidez, a vergonha de tentar, aprender e praticar. Especialmente por meu marido ser finlandês. Tinha receio de arriscar frases ou palavras e estar errada. E não conseguir aprender. E estou me forçando a não ligar. Falar baixo? Que seja, mas funciona. Ele pergunta, eu respondo quando sei.

E esta semana tive minha primeiras aulas de finlandês. É um curso livre, para qualquer pessoa interessada e de graça. Só para mulheres. No primeiro dia éramos 18 mulheres, de tudo que era país e de todas as idades. O ritmo da aula é bem devagar, e é algo necessário. Muitas das minhas colegas não falam nenhum outro idioma a não ser o seu nativo), então a professora tem um pouco mais de dificuldade de explicar as coisas. A aula de hoje foi mais tranquila para mim. Um pouco menos tímida, um pouco mais motivada a falar e tentar incorporar o que aprendi no dia a dia. É, mas ainda não dá... tendo apenas aprendido a me apresentar e a contar até 20! Mas meu marido vai também me ajudando todo dia... ouvir finlandês já é gostoso aos meus ouvidos. Algumas frases sei onde começam e terminam as palavras (ou qual a tendência que elas seguem para eu tentar adivinhar essas coisas).

Inicialmente, ter percebido que sou tímida piorou um pouco as coisas. Agora toda aquele medo que eu tinha, aquele pavor tinha um nome. Mas também está me dando forças para conseguir passar por isso. No primeiro dia de aula, haviam duas moças latinas que estavam com muita dificuldade de entender o conteúdo. Elas não falavam inglês e a professora de finlandês explicava em inglês ou russo quando necessário. Ao final da aula as duas me chamaram. Perguntaram se eu falava espanhol. Mas eu não falo. Elas sorriram, abaixaram a cabeça e continuaram tentando entender aquelas frases malucas de finlandês. Então, resolvi tentar vencer minha timidez. Comecei a falar devagar e pausadamente o pouco que sabia de espanhol. Uma delas falava bem pouco inglês e quando eu tinha dificuldade em explicar algo, tentávamos em inglês mesmo (no portunhol!). Consegui ver que deu certo. Elas entenderam e eu me senti útil. E feliz de ter conseguido deixar todo aquele medo de lado!

Em breve continuo a saga das aulas de finlandês. E vou deixar esse medo/timidez trancado no armário a partir de agora!




Comentários

  1. Menina, que saudade de você ! Super feliz que você voltou por aqui e agora em terra nova hein? Olha, simplesmente não consigo te imaginar tímida, já que vc foi au pair e saiu ganhando o mundo. Te acho extremamente corajosa e confiante. Se você nunca relatasse isso aqui no blog, eu jamais suspeitaria da sua timidez. Acredito que vc deu um passo enorme ao tentar ajudar as outras moças que se encontravam com dificuldade. Força, vc vai sambar no finlandês em plena praça pública :)
    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! Eu também adoro seu blog e fico muito feliz que você ainda passe por aqui para me visitar! :)

      Excluir
  2. Aprendi inglês pq nunca tive vergonha de errar. Lembro que quando estudava na Cultura Inglesa , voltava para casa de onibus com uma colega de classe e a gente ficava conversando o tempo todo em inglês sem nos importar se estávamos falando certo ou errado e sem nos preocupar com a " plateia" . Kkkkkkk .... Foi uma ótima experiência e comecei a me soltar assim, falando inglês do jeito que eu sabia. Espero que vc, em breve, esteja tb dominando o idioma, mesmo que de uma maneira capenga , mas se comunicando. Esse é o objetivo: a comunicação. A fluência vem com o tempo. Boa sorte ! Bjs, Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é issoq ue eu também preciso fazer! Tem uma amiga brasileira no meu curso de finlandês que tem um jeito que inspira assim também. Ela não tem medo de errar, e quando erra faz piada de si mesma e ainda aprende.

      Excluir
  3. Você vai aprender rápido. .... já passou por tantas situações e se saiu tão bem. Continue escrevendo. .... é muito interessante ler suas histórias e assim não esquece o português.

    ResponderExcluir
  4. Guria, que legal! Sabe que aprender finlandês é um sonho pra mim. Quando eu estiver aprendendo vai poder me ajudar e vou ter com quem conversar. Logo vai estar dominando. =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra