Tchau tchau verão... até o ano que vem?


Todo mundo me falou que na Finlândia não tinha aquele verão ao qual eu estou acostumada. "Na Finlândia não tem verão!". E eu vim preparada para isso. Cheguei em meados de junho, já imaginando as temperaturas amenas do verão finlandês que estava por vir.

E quando cheguei foi assim mesmo. Temperaturas amenas, um certo ventinho por vezes gelado. Sol e luz praticamente 24 horas por dia. O dia rendia tanto, mas tanto que eu não queria ir dormir. Porque simplesmente a noite não chegava nunca! Acho que era capaz de ficar 40 horas acordada esperando a tal da noite chegar. Já tinha ouvido de amigos que no verão era difícil dormir por dois motivos: o dia render tanto e nunca parecer que chegou ao fim, e você querer aproveitar o máximo e fazer mil coisas e nem se dar conta que está na hora de descansar. E a tal claridade "eterna", o dia que não acaba e o sol que parece não se por. Apesar de terem claridade por longos períodos (chegando até a começar a escurecer um pouquinho apenas e já começar a nascer o sol), achei as cortinas um tanto fraquinhas. O que não ajudava nenhum pouco na hora de tentar dormir. Acho que os finlandeses em si estão acostumados e dormem tranquilamente quando decidem deitar (talvez por isso não liguem para cortinas que proporcionem blecaute). 

Como eu fui comissária, estava já acostumada aos horários estranhos de dormir. Ter que dormir no meio do dia, com barulho e claridade. Eu já usava venda/máscara nos olhos para ajudar meu ambiente a ficar um pouquinho mais escuro. Mas mesmo assim não foi fácil. Acho que nosso organismo está no geral acostumado a ir diminuindo o ritmo conforme a claridade externa vai embora. Ficamos mais reclusos, utilizamos de luz artificial (que está ao nosso controle) e então nos recolhemos. 

Paisagem típica de verão em Pyynikki
Em julho, já estava ficando bastante quente. Como o país está bem preparado para temperaturas baixas e abaixo de zero... dentro de casa parecia uma sauna. Nem abrindo todas as janelas, deixando a porta escancarada para ventilar aliviava meu sofrimento. Enquanto no Brasil estamos mais preparados para o calor (ar condicionados ou ventiladores, paredes finas, muitas janelas finas, etc), aqui as casas e apartamento retém o calor. As paredes são grossas, as janelas são revestidas (tem duas até!) e quando começou a esquentar (já acima de 24C meu apartamento estava terrível)... eu não conseguia mais ficar dentro de casa.

Este verão foi realmente atípico. Em alguns dias inclusive vi os termômetros marcarem 35C. Aqui na Finlândia. Aproveitamos muito. Muita "praia", mergulho no lago, picnic nos parques.  Eu, vinda do Brasil, fugindo do sol a todo custo, suando horrores em qualquer lugar. Claro, não adianta encarar o calor da rua e entrar num restaurante achando que vai ser recebido por um ar condicionado gostoso. As vezes sim... mas a maioria não. Dentro era tão (ou mais) quente quanto fora! Sofria. Desejava menos calor, menos suor, menos "sauna".

Acho que apesar de aceitar que poderia fazer calor neste país (cheguei a passar uns dias de muito calor na Holanda, por exemplo), não imaginei que teríamos temperaturas assim. Também já sei que é ocasional e que não devo esperar isso todos os anos, que aliás a maioria das pessoas me conta para esperar justamente o oposto. Que este ano foi realmente especial, diferente. 

E agora que está realmente mais fresco, que as chuvas já retornaram ao seu normal, que a claridade dá espaço pouco à pouco à noite, fico pensando em como será o verão do próximo ano. Se tão produtivo quanto este, se após o inverno rigoroso, irei comemorar os tais 13 graus  celsius na pele como vejo as pessoas fazerem. Se irei para a varanda tomar meu café, feliz pelas temperaturas mais quentes chegando. Se vou olhar para este verão e ter muitas saudades... 

Um calor que não cabia na gente! 




Por do sol quase às 23h para nascer novamente pouco tempo depois.

Shortinho, blusinha, calor e muita paisagem verde!
Um grande beijo a todos e até breve! :) 

Comentários

  1. Eu acho que em toda a Europa esse verão foi bem atípico! Muito quente e muito seco. Pra mim não foi o ideal, mas nâo reclamei de jeito nenhum, rs... estava bem de ***saquinho cheio*** do inverno,rs....
    Mas a natureza segue o seu ritmo...agora é hora do outono-inverno. Veremos como será. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha que ser aproveitado ao máximo, né? E agora estamos cheios de histórias para contar!!! :DDDDD

      Excluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra