Celebrando 1 ano na Finlândia!!!

Um ano neste país maravilhoso, vivendo uma aventura incrível e totalmente diferente de qualquer coisa que eu poderia imaginar. Um ano que eu desembarquei com praticamente tudo que tinha (após ter conseguido me desfazer da maioria das minhas coisas) e iniciei minha vida com meu futuro marido.

Hoje eu penso que queria ter feito uma lista de expectativas na época do embarque, só para reescrevê-la um ano depois. E rir das coisas que eu pensava. Acho que o principal é que por mais que eu soubesse que o idioma era difícil, eu imaginava que já teria feito mais progressos quando completasse um ano aqui. Eu já conhecia muita gente que morava aqui há anos e todos me falavam que demoraria bem mais que um ano. Claro, que dependia muito de mim e de muitos fatores, mas que o aprendizado do idioma não era assim tão rápido.

De início fiquei frustrada que quando morei na Holanda como au pair, já estava arranhando holandês nos primeiros meses e aqui no dobro do tempo, ainda parecia não ter saído do básico. Muitas vezes briguei com o idioma e com a escola em que faço aulas. Já comentei aqui que a situação na Holanda era muito diferente, o próprio idioma holandês é bem próximo do inglês (que eu já dominava). O finlandês não tem nada de nenhum idioma que eu já tive contato antes.

Aos poucos comecei a aceitar que seria uma jornada diferente, que o aprendizado caminharia a passos totalmente diferentes do que eu esperava ou até tinha vivido antes. E aprender deixou de ser tanto um martírio (na maioria dos dias). 

Acho que uma das coisas que eu mais aproveitei foi viver todas as estações do ano, ver a mudança na paisagem a cada dia. Chegar aqui e ver tudo verde, vivo, flores e cores. E aos poucos ver o outono chegar, com sua beleza laranja e as árvores perderem todas suas folhas e aguardarem o frio do inverno. O frio trazer noites mais longas e a neve... e continuar vivendo mesmo em temperaturas baixissimas. Acordar ainda tudo escuro e ir pra escola e por horas nada do dia clarear. Voltar caminhando e brincando na neve com alguns amigos do curso. Aguardar o Kimmo retornar pra casa para irmos patinar no gelo. 

Me senti uma criança novamente no Natal. E tive dias muitos especiais com minha família finlandesa. Acho que nunca imaginaria que seria recebida assim tão bem, com tanto amor. 💖 

Percebi que mais que tudo, este blog é um espaço para relembrar meu próprio caminho, os percalços, os pensamentos e sentimentos da jornada da vida. Mais do que comentários, mais do que leitores... sou eu em essência. Sou eu para mim mesma. Vivendo uma jornada de aprendizado.

Segue abaixo um pouquinho de cada mês vivido até agora:

1- Junho 2018: Verão chegando, todas as novidades possíveis sendo vividas e aprendidas. Uma semana inicial bem estranha, melancólica e me sentindo um peixe fora d'água. Um post da época para quem quiser relembrar comigo.

2- Julho 2018: Chegada da minha amiga Tati para dois meses conosco! Chegada da minha mãe com o Kimi e a Mia. Meu casamento e despedida de solteira! :DDDD Algumas curiosidades observadas na época.

3- Agosto 2018: A partida do meu gatinho Kimi. Retorno da minha mãe ao Brasil e da Tati à Portugal. Início real da vida a dois.

4- Setembro 2018: Primeiras tentativas de aprender finlandês sozinha. 

5- Outubro 2018: Início de alguns sintomas do que viria a ser um pequeno problema de saúde que até hoje não passou completamente. E claro... digamos que foi uma grande oportunidade de conhecer um sistema de saúde diferente, hehehe. 

6- Novembro 2018: Ao final do mês, o início das aulas de finlandês com um curso rápido de capacitação para o Módulo 3 (pulei os módulos 1 e 2). Início de um período de ansiedade e incertezas com as aulas. Aniversário do Kimmo!!! 

7- Dezembro 2018: Um Natal incrível, noites prolongadas. Neve. Patins de gelo. Virada de ano perfeita com amigos.

8- Janeiro 2019: Claridade retornando aos pouquinhos. Início do módulo três e mais sentimentos de não pertencer a este nível tão avançado de finlandês. 

9- Fevereiro 2019: Continuei aprendendo inúmeras coisas aqui e ainda não estava cansada do inverno. Temperaturas mais frias que já vivi, -30!

10- Março 2019: Início do módulo 4 na escola de finlandês e mais confusão com este idioma... 

11- Abril 2019: Meu aniversário de 33 anos!!! Porque não escrevi um post sobre esse dia ainda? Incrível! 

12- Maio 2019: E início de 4 semanas do primeiro estágio na escola de ensino fundamental do meu bairro.

10 de JUNHO de 2019 - Um ano de Finlândia!!! 



Comentários

  1. Ja caminhou muito sim senhora!!! O melhor de tudo é que está usando de leveza nesse processo. Eu vejo isso em vc. Eu não vi isso nos meus primeiros anos aqui. Demorou para eu relaxar, mesmo sabendo o trololó do idioma. Se dê uma medalha! Vc já está no móulo 3 e já está em um estágio, tudo isso em 1 ano!!!

    E que venham mais realizações!
    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por vir me visitar aqui!! Eu mesma quase nunca apareço mais. Obrigada pelas palavras, eu realmente vejo no geral que tenho lidado com leveza, até mesmo em alguns momentos de angústia (quando to perdida e ninguém fala inglês!). As coisas acabam sempre calmas e as pessoas aqui me trazem isso também. É tudo menos corrido, mais no nosso próprio tempo, seja ele qual for!!!
      Obrigada!!!

      Excluir
  2. Como o tempo passa rápido! Parabéns e não subestime a sua capacidade de aprendizado! Não é fácil se adaptar à uma nova cultura e língua. Com o tempo as coisas ficam mais fácil, principalmente porque você tem se esforçado e se dedicado. Seja gentil consigo mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Preciso mesmo ser mais gentil comigo mesma... as vezes isso é difícil!!! Mas estou feliz que está tudo dando certo!

      Excluir
  3. Vi uns acessos no meu blog vindo do seu e, claro, vim espiar rs. Oi!!
    Adorei sua história, seu blog, seu modo de lidar com as situações. Pretendo voltar.
    Desejo a vc perseverança nessa nova vida e em todos os aprendizados que ainda virão.
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra