A primeira semana pós incêndio

A semana após o incêndio foi bastante apagada pra mim. Estávamos nos pais do Kimmo, dormindo num sofá cama, sem praticamente nenhuma roupa. Todas cheiravam ainda muito forte à fumaça. Lavamos diversas vezes até termos algumas que podíamos usar.

Sim, tem dois tracinhos aí!
Como vocês viram no post anterior sobre o incêndio, eu suspeitava estar grávida, mas ainda não tinha feito nenhum teste real para confirmar. Estava aguardando mais uns dias. Esses dias foram difíceis, eu estava muito fraca e mal conseguia ir da cama pro banheiro. Não conseguia comer, estava enjoada 24h por dia  (mas sem vômito!).  Não queríamos comentar com ninguém nossas suspeitas, mas morando com a família do marido, era difícil manter o segredo. Fingir que estava doente.


Fiz o teste de farmácia, várias vezes, quase todo dia. E sempre o resultado era algo... meio dúbio. Tão fraquinho aquele risquinho, e demorava pra aparecer. Mas estava lá! Claro que eu não conseguia acreditar! Que semana... incêndio, provas na escola e uma gravidez? Mais alguns dias e eu fiz o teste digital. E não sobrou espaço para dúvidas! Era verdade. E agora?

Esse não deixou dúvidas! "Raskaana"
O primeiro passo é ligar para a neuvola (uma espécie de "enfermeira obstétrica"), informar as últimas datas do ciclo menstrual para ela calcular quantas semanas deve ter a gravidez. Então ela marca uma consulta para entre as semanas 7 a 9. A minha consulta foi na nona semana.

A última semana de aulas foi corrida. Eu não tinha energia e até levantar da cama era difícil, como falei antes. Tivemos uma cerimônia de entrega de certificados na escola e uma grande surpresa. Os primeiros alunos de cada turma (de acordo com notas, desempenho e participação) ganharam 3 livros em "selkosuomi", ou (finlandês claro, de linguagem fácil). E eu fui a premiada da minha turma! Nem acreditei quando a professora anunciou meu nome em frente a todos os presentes.

Acho que foi uma das maiores surpresas que vivi até o momento. Sempre fui estudiosa, sempre tirei boas notas e ficava entre a segunda e a quarta melhor da classe nas notas e desempenho. mMas nunca havia sido o primeiro lugar. Quando era nova, isso era algo muito importante. Essa forma de medir nosso desempenho e aos poucos entendi que notas não falam muito sobre o aluno, sobre seu desempenho, suas habilidades, sua vocação e desejos. E fiquei surpresa de ver isso aqui.

Tive a oportunidade de fazer estágio em escola fundamental e infantil e vi que nelas não há esse sistema e não imaginava que nossa escola teria um incentivo assim. Claro que já havia percebido que nossa escola seguia os modelos antigos de ensino e é uma escola de finlandês e integração e não matérias no geral (nas quais os métodos são bem diferentes e mais modernos).

Tivemos bolo e café naquele dia e pude me despedir dos meus colegas de turma. Agora cada um seguiria seu rumo. Voltei para casa, ainda com meu segredo, e novamente me sentindo fraca. Só querendo minha cama. Mas nada de cama. HBN a todo vapor após as aulas ( e agora full time novamente) e nada de descanso. 

Agora... celebrações vindo por aí e nós refletindo em como faríamos o brinde com familiares, sem que percebessem que eu não estaria bebendo de verdade!!! Mas foi tranquilo e até divertido. Brindei normal com todo mundo, com a taça de champagne ou vinho e finge que tomei um gole. Coloquei minha taça sempre ao lado da taça do Kimmo e ele cada hora pegava uma das duas para tomar. E eu só fingindo...

A saga agora continua! Nove meses de mudanças e descobrimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra