Baby shower finlandês

Coroa de mirtilos
Os meses estavam passando e a gravidez passando bem rápido e eu não sabia o que fazer para celebrá-la. Nunca planejei um baby shower, quase nunca nem compareci a um. Imaginava fazer algo estilo finlandês, ter uma experiência diferente e única. 

Primeiro perguntei ao Kimmo e à sua família qual era a tradição de chá de bebê no país. Ninguém soube me dizer ao certo, mas resolvi que iria planejar uma festinha e ir pesquisando quais atividades e o que seria legal ter na celebração deste momento. Queria fazer algo simples e familiar, algo fofo e pequeno. Delicado.

Resolvi reunir três amigas para nos ajudar. Sabíamos que queríamos fazer um baby shower misto, para mulheres e homens. Algo familiar, não apenas para a futura mamãe como também para o futuro papai poder curtir com seus amigos. 

Marcamos num cafézinho com minha amigas Laura, Tarsila e minha amiga polonesa que não pôde ir por problemas no trabalho. A Laura é finlandesa e nos contou que é costume na Finlândia o chá de bebê ser organizado por amigas ou familiares e ser uma surpresa para a gestante. A gestante apenas fica sabendo que terá um baby shower! Fiquei super animada! Nunca tive uma festa surpresa antes. Conversamos sobre o tema (mirtilos, já que esse era o apelidado do nosso bebê). 

O tempo foi passando e janeiro chegou. Adorava viver cada dia e não saber se “seria hoje”. Será que é hoje? Será que é amanhã? E então minha amiga polonesa me escreveu pedindo desculpas que não poderia estar presente no baby shower no dia 25 de janeiro. Me contando tudo sobre a data. 



Fiquei muito chateada pois era para ser uma surpresa. E ela sabia disso. Fiquei sem entender a atitude e demorou um tempinho para eu colocar isso de lado e seguir em frente. Ficar animada com a data (que agora eu sabia) novamente.


No dia em questão (25 de janeiro), o Kimmo inventou de comprar algo no shopping para o bebê. Ele deu indiretas que me levassem a pensar que o local do chá de bebê era por lá. Seria mesmo? Ele também havia tentado sugerir que tinham mudado o dia, para que ainda existisse alguma chance de ser uma surpresa.

Mas fomos ao shopping, compramos o que precisávamos e voltamos pra casa. Minha barriga pesando horrores já, com a bebê praticamente encaixada, quase pronta para conhecer o mundo. 


Chegando em casa, logo notei sapatos diferentes no hall de entrada e jaquetas que não eram nossas! Ahá! Festa "surpresa" preparada! E LINDA! A mesa da cozinha estava decorada com o tema de mirtilo (o bolo, as flores, as cores utilizadas). Alguns amigos nossos e a família do Kimmo estavam presentes. Estava também minha doula com sua filha.

Amei tudo. Tudo tinha sido feito com muito carinho e delicadeza. Fiquei sem graça e não saiba ao certo como interagir. Não sei. Acho que perdi essa habilidade ao longa da vida. 

No dia anterior, fizemos nossa sessão de fotos da gravidez. E fomos surpreendidos pela Laura e minha sogra, Tiina, que apareceram lá no estúdio com um espumante sem álcool e uma coroa de flores de mirtilo para eu usar. 
Já tinha visto muitas vezes essas coroas em diversas fotos de ocasiões especiais por aqui. E especialmente no verão. Fiquei extremamente feliz com a surpresa e por ter uma coroa de mirtilos, de Mustikka! A coroa está aqui em casa até hoje. Hoje está seca, mas continua especial.

O primeiro joguinho foi bem fofo. Elas me mostraram fotos de (quase) todos os convidados bebês e eu tive que adivinhar quem era quem. E acertei todo mundo! ha! Algumas pessoas ainda tem a mesma carinha desde sempre!!! Fiquei imaginando meu bebê, como vai se desenvolver, mudar e será que terá também a mesma carinha? 

O segundo jogo foi mais difícil! Com um barbante tivemos que cortar o tamanho que cada um imaginava ter a minha barriga! E eu fui a única que a imaginei menor do que ela realmente estava. E logo que eu cortei o pedaço de barbante percebi, antes de tentar medir. A vencedora foi minha amiga Julia, seguida de pertinho pela Laura. 

Algo que eu queria muito fazer era uma brincadeira em que cada amigo/familiar/convidado apostasse se o bebê seria menino ou menina. Tirando fotos com as cores do Brasil (verde e amarelo) para representar menina e as cores da Finlândia (azul e branco) para representar menino. As apostas em menino ganharam disparado. Foi super divertido receber as fotos de todos com as cores. A ideia era fazer um sorteio de coisinhas legais daqui entre os que apostassem correto (ainda preciso fazer essa parte!).

Foi para mim um evento muito caloroso. Feito com muito amor pelas minhas amigas. Diferente do chá de bebê tradicional brasileiro, que é mais focada na mãe e na mulherada. Mas foi exatamente como eu imaginava. E eu ainda teria (achava que teria) o chá de bebê brasileiro com as amigas brasileiras. Mas o bebê e meu corpo tinham outros planos! História para um próximo post. 



Kimmo e seu amigo, Paavo


Com minha doula Sini, e sua filha

O bolo com mirtilos e o cheesecake de mirtilo

Com a Tarsila, que trabalhou no planejamento e organização junto com a Laura

Raimo "Iskä" (pai), o pai do Kimmo 

Tiina "äiti" (mãe), a mãe do Kimmo

Casal feliz esperando a chegada do nosso mirtilinho


Com a Laura, que planejou e organizou junto com a Tarsila



Muito amor

"Vai ser menino"

"Vai ser menino"

"Vai ser menina"


Comentários

  1. Nossa, adorei os joguinhos 💜!!! E que fotos maravilhosas!!!😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Que graça o seu chá de bebê! Muito legal e que bom que teve esta oportunidade de registrar este momento tão especial pra vocês! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom conhecer as tradições de outros países. Vc escreve muito bem e eu me senti participando de tudo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Nadja tudo muiito lindo,e que bela surpresa!! Saúde família!!

    ResponderExcluir
  5. Que linda celebração pela chegada de um bebê espero que tudo te faça mto feliz.Com amor vó . Abraços pra todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra