Dois anos de Finlândia!


Acordo de madrugada para dar de mamar ao bebê. Normalmente ela dorme a noite toda, mas não hoje. É como se ela sentisse que o dia hoje é diferente. O dia de hoje é diferente para mim, sua mãe. Mas estamos ligadas. E é como se ela entendesse. Hoje ela se agita, ela não descansa, ela quer conexão. E são 4 da manhã. Meia hora depois estamos ambas novamente dormindo.

Mais tarde o dia se inicia. E lavo o rosto pensando que hoje completo 2 anos morando neste país incrível que é a Finlândia. Pensando no quanto minha vida mudou desde que aqui cheguei em 10 de junho de 2018. Quando a KLM perdeu nossas bagagens. Quando os gatos ainda não tinham chegado. Quando eu me senti tão perdida e tão pequena. Quando eu não sabia falar quase nem "oi" em finlandês. 

Eu já sabia que minha vida seria aqui. Mas não fazia idéia dos rumos que ela tomaria. 

Minha filha sorri pra mim enquanto brincamos com seu brinquedo de madeira favorito. Ela sorri faceira e vira de bruços. Sozinha. Primeira vez que ela faz isso intencionalmente. Ela ensaia uma risada e desvira. E vira novamente. E nosso dia todo é assim. Cheio de viradas. Pra lá e pra cá. Ela está aprendendo como funciona seu corpo e o que consegue fazer com ele.

Eu estou aprendendo a como me relacionar com ela e como apresentar a ela minha cultura, meu idioma e meu país. Todos esses aspectos tão distantes da vida dela. Porque quase nunca me ocorre que ela é finlandesa. Mais finlandesa que brasileira, pois ela está crescendo aqui. Exposta a atividades, costumes, hábitos e estilo de vida totalmente diferentes do que eu vivi. Diferentes de onde cresci.

Esses dois anos que estou todo dia me adaptando e readaptando. Descobrindo esse novo mundo que é a Finlândia. Ela está descobrindo pela primeira vez seu mundo. E este mundo é por enquanto a Finlândia. Este é todo o universo dela. E há aquele pequeno universo de Brasil que vem comigo. Eu talvez me torne a mãe "que faz tudo diferente". A mãe  que "não entende ao certo". Que não participa das mesmas memórias coletivas que ela terá e que tem sua família daqui e a família de seus futuros amiguinhos da escola. 

Tomo um café e falo com ela em português. Mas as vezes falo também em inglês e até finlandês. Meus primeiros dois anos aqui se completam e se iniciam os dois primeiros anos dela de vida, quase juntos. Ao menos é quando ela parece se dar conta do mundo ao seu redor e de si mesma. Suas mãos, pés e limites. 

Ainda não domino finlandês. Ainda não tenho total conhecimento da vida por aqui. Acho que será um eterno aprendizado. Assim como minha bebê está aprendendo sobre o viver. 

O primeiro ano aqui foi o início de tudo. O segundo ano foi a gravidez e os primeiros meses da minha mirtilinho. Com o incêndio para separar para separar os anos. Este segundo ano vivido foi menos sobre o país, cultura e adaptação e mais sobre um olhar interior a mim mesma, à gravidez e ao lar. Uma visita a expectativas e sonhos. 

Penso neste novo ano que se inicia aqui será ainda mais diferente. Com esta pequenina ao meu lado para explorar. E para tentar entender o que ela vê, o que ela vivencia. O que é a Finlândia pra ela. E tentar também reviver um pouco de Brasil, para que ela possa se sentir também brasileira. 

Comentários

  1. Sua filha é muito linda. E você escreve muito bem.
    Conheço sua mãe. E sua vó Carmem foi uma grande amiga de minha mãe.
    Que você e sua filha tenham lindas experiências nesse país tão diferente do nosso.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Nadja
    Linda a sua filha. Sucesso para você na Finlândia, que Deus abençoe sua família. ótima postagem, bjs querida.

    ResponderExcluir
  3. A cara do pai! rs Uma boneca hein! Que Deus abençoe vocês! Muita saúde e amor! Nadja, fale com ela somente em Português! O resto ela aprenderá depois. Não se preocupe. Passe todo o amor do mundo com o seu idioma, sempre! Por favor, não menospreze nosso idioma. Vejo italianinhos, russinhos, chinezinhos, inglezinhos...todos falando simultâneamente dois ou 3 idiomas...é maravilhoso. Não tenha preconceito com a nossa língua. E acho que você vai querer que ela tenha contato com os avós brasileiros...não a prive. Tudo de bom a vocês!

    ResponderExcluir
  4. A cara do pai! rs Uma boneca hein! Que Deus abençoe vocês! Muita saúde e amor! Nadja, fale com ela somente em Português! O resto ela aprenderá depois. Não se preocupe. Passe todo o amor do mundo com o seu idioma, sempre! Por favor, não menospreze nosso idioma. Vejo italianinhos, russinhos, chinezinhos, inglezinhos...todos falando simultâneamente dois ou 3 idiomas...é maravilhoso. Não tenha preconceito com a nossa língua. E acho que você vai querer que ela tenha contato com os avós brasileiros...não a prive. Tudo de bom pra vocês!

    ResponderExcluir
  5. A cara do pai! rs Uma boneca hein! Que Deus abençoe vocês! Muita saúde e amor! Nadja, fale com ela somente em Português! O resto ela aprenderá depois. Não se preocupe. Passe todo o amor do mundo com o seu idioma, sempre! Por favor, não menospreze nosso idioma. Vejo italianinhos, russinhos, chinezinhos, inglezinhos...todos falando simultâneamente dois ou 3 idiomas...é maravilhoso. Não tenha preconceito com a nossa língua. E acho que você vai querer que ela tenha contato com os avós brasileiros...não a prive. Tudo de bom pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Oi. Vc comentou no meu blog há algum tempo e só agora vim retribuir a visita. Que família linda vc tem! Que bebezinha fofa! Amei seu modo de descrever esses dois últimos anos. Imagino que devem ter sido repletos de desafios e alegrias.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. A família toda é linda...mas a Mirtilo é uma boneca! Que bom que está crescendo bem! Nadja, fale somente em português com a sua filha. Crie um laço de cumplicidade com ela. Por mais que você seja fluente em outros idiomas, fale em português, exclusivamente. Você colherá os frutos lá na frente e ela também! Tudo de bom a vocês!

    ResponderExcluir
  8. Como sempre vc escreve e descreve muitíssimo bem. A gente sente cada palavra, cada sensação sentida ao colocar seus sentimentos no texto. Parabéns pelo texto e pela audácia de buscar sua felicidade. Poucos teriam sua coragem. Te amo muito. Ass. Mamãe

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto..... sua filha vai adorar ter uma mãe "diferente" e ela também vai absorver um pouquinho essas diferenças. Felicidades. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi aqui e amae da vanessa q por sinal frequentaram juntas a escola e sou muita amiga de suamae.Acompanha seu desafio de estar num país diferente te parabenizo pela sua força e coragem .Sua família e muito linda

    ResponderExcluir
  11. Aqui e a mãe da vanessa e amiga de sua mãe.Meus parabéns por enfrentar os desafios de um país longe .Vc e uma menina muito corajosa e tem uma família muito linda.Que vc seja muito feliz ai tudo de bom pra vcs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra