Eu ainda quero aprender Nederlands!

Um ano na Holanda há quase 2 anos atrás e um medo terrível de esquecer tudo que eu já aprendi da língua holandesa.

Quando estava lá eu não frequentava direito as aulas. A escola que minha Host Family me matriculou era em outra cidade e muitas vezes eu demorava mais de uma hora para chegar e depois para voltar da aula, o que atrapalhava tudo. As aulas eram às quartas-feiras, um dos meus mais cansativos dias como au pair. As crianças saíam mais cedo da escola, tinha de levá-las em vários compromissos diferentes como hockey em horários diferentes, aula de reforço ou natação. E algumas vezes os pais chegavam atrasados neste dia. Não preciso explicar direito porque às quartas-feiras eu estava morta.

Hoje fico imaginando se eu não poderia ter conversado com o Host para encontrar outro curso mais perto de onde morávamos. Como ele pagou o semestre todo adiantado, eu nunca tive coragem de perguntar, mas hoje penso que deveria. Talvez a escola devolvesse o dinheiro, ou eu mesma pudesse reembolsá-lo já que eu queria muito estudar o idioma, só que em algum lugar mais próximo.

Cheguei a comprar um livro para aprender sozinha, e nos dias em que eu levava o Morris na creche e precisava fazer hora por lá por também era muito longe, eu ficava numa cafeteria degustando um gostoso capuccino e escutando no meu antigo MP3 Player as lições de Nederlands. Era algo que gostava muito de fazer. Levava o menino na bakfiets para a creche e ocasionalmente alternava a cafeteria por parques ou bosques em frente a lagos e ficava estudando e apreciando a paisagem. Acho que aprendi bastante nesta época.

Alguns meses depois o inverno chegou e nos mudamos para Wassenaar, que era bem mais perto da nova creche e da escola das meninas e também meus afazeres mudaram, o que me impedia de estudar na parte da manhã. A partir daí meu desenvolvimento no idioma holandês foi só mesmo no dia a dia; na conversas com minhas crianças, na rua e com alguns novos amigos. A maioria dos meus amigos já estava tão acostumada a falar inglês comigo que era praticamente impossível mudar. E holandeses tem um hábito incrível de se notarem que você não domina a língua já partem pro inglês sem nem pensar!!!E não era o que eu queria... eu queria aprender mesmo!


Fiquei praticamente um ano parada. Sem praticar nada! E em 2012 resolvi pegar o idioma de novo para não esquecer ainda mais. Tirei os livros do armário, e comecei também a procurar websites legais para estudar. 


Encontrei um que disponibiliza Podcasts do idioma, muito interessantes. Cada dia da semana eles tem um tema diferentes, em todos os níveis de aprendizagem:


www.languagepod101.com - Neste site eles tem cursos e Podcasts de 21 idiomas diferentes (inclusive o holandês , que é o que eu procuro!) E eu ADORO Podcasts!


Por enquanto estou gostando muito do Podcast. Além de lições e diálogos breves (aos quais conseguimos nos manter atentos) também tem seção de notícias apresentadas sempre por dois Hosts , tutores de idiomas diferentes e vindos de países diferentes. O website também manda dicas e te informa muito sobre a cultura do local. E ainda não tive tempo de ver tudo que eles tem disponível.


Outro site já muito conhecido que também disponibiliza um conteúdo legal é o LiveMocha , que é formado por uma grande comunidade de nativos (de todos os idiomas) e interessados em aprender e você tem acesso a muitos recursos legais. 


Alguém conhece mais algum website ou livro de holandês para me indicar? 
Beijos a todos e bom Carnaval aos que vão pular!!! (Eu estarei trabalhando)

Comentários

  1. Nadja to saindo para o carnaval.

    Olha a ideia das fotos nao é minha pode copiar a vontade.
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. menina, a vantagem que eu vejo em ser au pair é falar melhor que os alunos ''normais'' (que estudam todas as horas e nao trabalham) ,mais a desvantagem é essa, nao assistir todas as aulas, quando as kids tao doentes ficar com elas, eu falo frances melhor que os estudantes que estudam o dobro de horas que eu, mais pra escrever ... fail. Faço muitos erros =/ eu moro super longe da faculdade onde estudo também, da uma preguiça de ir, ainda mais agora no inverno ;~~ beijo

    ResponderExcluir
  3. Escola é importante, mas o contato diário com pessoas que falam o holandes acho melhor ainda! Não adianta ir para a escola todos os dias e não praticar... tenho certeza que você deve ter aprendido bastante com os gurizinhos que você cuidava :-). Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza, a melhor coisa é estar sempre praticando e prestando atenção a como o povo local fala. Hoje em dia que não posso praticar nas ruas por ter voltado ao Brasil, eu pratico na internet e faço cursos. Acho que tem dado certo, na medida do possível! :)

      Excluir
  4. pelo menos seus hosts pagaram um curso pra vc, eu queria tanto estudar Holandês e meus hosts não pagam um curso pra mim :/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nadja, eu gosto do "Flanders this week", pois posso ler as noticias, ouvir, praticar.. Mas eh em flemish, a pronuncia eh um pouco diferente!

    ResponderExcluir
  6. Nadja que pena que voce não conseguiu aprender do jeito que voce queria na Holanda, mas estudando sozinha voce vai conseguir também, voce é mt inteligente. Meu professor de Ingles disse que trabalhou em uma creche em São Paulo que pertencia a uma familia Holandesa e la ele aprendeu um pouco, vou ver se ele tem algum contato que eu possa passar para voce conhecer e talvez praticar.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa Nadja! Já tem esse tempo todo que vc voltou da Holanda?! O tempo realmente voa! bjs

    ResponderExcluir
  8. Vc é ex aupair? Que legal!! Vc conversava com a família em holandes ou em inglês?
    Bom, quanto ao cupcakes, na verdade nunca tinha feito, mas é fácil, nao tem receita... é aqueles bolos prontos, que vc tambem pode usar pra cupcakes...vem escrito atras na parte de modo de preparo, dai ele fala o tempo pra assar pra bolo, brownies e cupcakes! Super easy!! ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oooo linguinha dificil ahauiheueiha você precisa voltar pra Holanda e ficar estudando holandes x) hehe Tive dando uma olha nesse site, mto interessante mesmo. Trabalhou no carnaval? pobrezinha! eu fiquei doente e tive que fcar em casa mesmo hehehe :( Bom restinho de semana!!! Um beijãão!

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro podcasts tb =D
    Adoreiiiiii o teu blog, eu estava pensando em fazer Relações, ainda estou me informando melhor ^^
    Gostei das tuas dicas de sites!
    Nossa Holandês não deve ser muito fácil, ele é tb língua irmã do alemão?

    ResponderExcluir
  11. Nao da mesmo, depois que terminar aqui, quero muito ir pra outro país! Ainda nao sei se for extender, provavelmente sim, mas depois ctz que vou imendar em outro país, fato! hehehe beijao

    ResponderExcluir
  12. OI!!! Você está no caminho certo! Tem que exercitar a mente, a gente nunca esquece um idioma, acho que fica apenas enferrujado em algum lugarzinho da nossa memória e u idioma tão dificíl e que vc se sacrificou tanto para aprender não deve ser esquecido mesmo, vale a pena investir nas horas de estudo e se dedicar!!!

    Um beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra